O que é Retinopatia Diabética?

A retinopatia diabética é uma doença que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro.

O aparecimento da retinopatia diabética está relacionado principalmente ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia (glicemia alta ou variações dos valores da glicemia durante um período). Quando o diabetes não está controlado, a hiperglicemia desencadeia várias alterações no organismo que, entre outros danos, levam à disfunção dos vasos da retina, e consequente perda da visão.

O controle cuidadoso do diabetes com uma dieta adequada, uso de hipoglicemiantes orais, insulina ou com uma combinação desses tratamentos, entre outros, prescritos pelo médico endocrinologista, são as principais formas de evitar a retinopatia diabética.

Existem vários tratamentos para a retinopatia diabética, dentre eles: fotocoagulação a laser, injeção intravítrea de anti-VEGF (Lucentis, Eylia), Polímero de dexametasona de liberação controlada (Ozurdex) e cirurgias vitreorretinianas (Vitrectomia Via Pars Plana).

Após avaliação especializada da retina que será possível definir o melhor tratamento. Lembrando que o melhor tratamento inicial é a prevenção e controle dos índices de açúcar no sangue (glicemia).

Realizamos consultas particulares e através dos convênios: Unimed, Oeste Saúde, Bradesco, Oral Máster, Interplan, APAS Presidente Prudente, APAS Presidente Venceslau, Economus, Iamspe, Geap, Cabesp e Nipomed.

Estamos localizados no Edifício Empresarial Plaza Onze de Maio - Av. 11 de Maio, 1633. 1º andar, sala 101. Vila Formosa, Presidente Prudente-SP.
Para mais informações ligue (18) 3908-2476.

Dr. Marcussi Palata Rezende
CRM-SP 113.785 | RQE 39950